Você sabe o que é automação de marketing e como essa estratégia é importante para as empresas? Nesse guia vamos mostrar como os empreendimentos estão gerando resultados mais expressivos por meio da automação de processos.
Conceito de automação de marketing
A automação de marketing é uma área que está crescendo de forma considerável nos últimos anos. Mais do que explorar estratégias digitais, as empresas estão buscando medidas capazes de simplificar os processos e reduzir o trabalho no dia a dia.
Dessa forma, a automação está relacionada com as ferramentas, processos e tecnologias que ajudam a executar tarefas de marketing de maneira mais rápida e com grande grau de escalabilidade, de modo a aumentar a produtividade na empresa.
Entre os principais objetivos da automação de marketing estão a geração, nutrição e classificação de leads. Além disso, a automação permite melhorar os processos internos, reduzindo a burocracia e agilizando a realização de tarefas.
Entre as diversas etapas do marketing que podem ser automatizadas estão o envio de informações, monitoramento de dados, notificações, vendas, campanhas publicitárias e muito mais.
Benefícios da automação de marketing para empresas
Agora que já falamos sobre o que é a automação de marketing, vale a pena analisar os seus benefícios. Afinal de contas, de que forma a automação pode te ajudar a gerar melhores resultados? É o que vamos ver agora.
- Integração de processos
Um dos principais benefícios da automação é a integração de processos. Vários setores e tarefas, como criação de conteúdo, gerenciamento de contatos, e-mail marketing e postagens nas redes sociais podem ser controlados de forma unificada.
Dessa forma, a gestão do marketing empresarial se torna muito mais dinâmica, eficiente e até mesmo barata para a empresa. Faça com que todas as suas atividades funcionem de forma integrada.
- Escalabilidade
Outro grande aspecto positivo da automação de marketing é a escalabilidade. Pense, por exemplo, em um simples envio de e-mail. É possível fazer de forma manual, mas com um alcance muito limitado.
Com o uso de recursos de automação, no entanto, é possível enviar e-mails para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma o alcance é muito maior, o que contribui para resultados muito mais expressivos.
- Menos burocracia
Existem muitas atividades e processos de marketing que são repetitivos, como a publicação de conteúdo nas redes sociais – marketing de conteúdo. A automação permite agendar posts, por meio de um calendário de publicação.
E não são apenas os conteúdos para redes sociais que podem ser automatizados. O envio de e-mails, publicações no site da empresa e até mesmo campanhas publicitárias. Com a eliminação das tarefas repetitivas, tudo se torna menos burocrático.
- Monitoramento em tempo real
Para que as estratégias de marketing sejam verdadeiramente eficientes, é importante acompanhar de perto os resultados gerados. Ao implementar a automação de marketing, você poderá acompanhar tudo em tempo real.
Analise o comportamento do seu cliente, a taxa de cliques em links no e-mail e de abertura, o número de visitas em suas páginas web e muito mais. Tudo isso com muita velocidade e precisão.
- Segmento e criação de leads
Entre as vantagens da automação de marketing está a segmentação e criação de leads para o seu negócio. Usando os dados disponíveis, você poderá separar os seus contatos em várias listas, para personalizar o seu atendimento e estratégias em geral.
Conclusão
As plataformas de automação oferecem diversos recursos úteis para as empresas. Exemplo disso é o Mautic, uma das principais referências no mercado de automação digital.
Com essa plataforma de automação de marketing você poderá nutrir leads, gerir contatos, programar campanhas e sequências de e-mail, monitorar suas redes sociais e criar landing pages otimizadas.
Conheça agora mesmo os benefícios da automação para o seu negócio e gere resultados muito mais expressivos. Transforme os seus processos internos, para chegar ao topo e aumentar o seu faturamento.