Você sabe como começar uma estratégia de e-mail marketing? Esse é um dos recursos mais poderosos para que empreendedores e empresas consigam gerar resultados.

No entanto, muitas pessoas não sabem como implementar o e-mail marketing em seus negócios. Por isso, separamos um guia com o passo a passo para que você seja capaz de captar clientes, gerar tráfego e realizar mais vendas.

1. Defina a sua persona

Um dos primeiros passos para criar uma estratégia de e-mail marketing de sucesso é definir a persona do seu negócio. Essa é uma ferramenta poderosa, mas que só funciona quando direcionada para as pessoas certas.

Dessa forma, antes mesmo de começar a pensar no conteúdo que você vai enviar, vale a pena pensar nas pessoas que vão receber esse conteúdo. A pergunta a se fazer nesse momento é: para quem você pretende enviar e-mails?

A sua persona é definida com base em características específicas. Esse é um perfil fictício de um cliente ideal, com a idade, o sexo, a profissão, os hábitos, necessidades, dores e outros elementos.

Ao estabelecer a sua persona, você poderá começar uma estratégia de e-mail marketing personalizada. Não basta copiar estratégias de outras empresas, tendo em vista que o seu público é diferente.

2. Crie uma lista de e-mails qualificada

Depois de definir a sua persona, está na hora de criar a sua lista de destinatários. Tenha em mente que o e-mail marketing não pode ser confundido com spam. Assim, você deve enviar conteúdo apenas para pessoas que autorizaram de forma prévia.

Uma das formas de fazer isso é convidando a sua audiência a se inscrever em uma lista de e-mails. Crie formulários no seu site, fixos ou flutuantes, para que os visitantes possam fazer uma inscrição ou cadastro.

Para ter melhores resultados, ofereça um bônus para todos aqueles que deixarem um e-mail válido. Isso pode ser feito por meio de uma isca digital, como um e-book sobre determinado assunto.

Assim você consegue com que mais pessoas se inscrevam, tendo em vista que elas terão um benefício ao fazer isso. As iscas digitais são muito eficientes para a captura de leads.

3. Defina o seu conteúdo

Agora que você já conhece a sua audiência e já possui uma boa base de destinatários, está na hora de produzir o seu conteúdo. Essa é uma etapa muito importante, tendo em vista que o material para o e-mail deve ser rico e especial.

Um dos erros cometidos pelos empreendedores nessa etapa é produzir e-mails com foco em vendas. Você até pode enviar ofertas e promoções por e-mail, mas lembre-se de focar em conteúdo educativo, para cativar a sua audiência.

Além disso, vale a pena criar um fluxo de e-mails, com conteúdo especial para cada etapa do funil de vendas. Por exemplo, para as pessoas que estão acessando o site pela primeira vez, envie um e-mail de boas-vindas.

Para os clientes que acabaram de comprar um produto, envie um e-mail perguntando sobre a experiência de compra, dando sugestões e pedindo feedback. Assim você consegue se comunicar de forma direta com cada visitante.

4. Automatize a sua estratégia

Para implementar uma estratégia de e-mail marketing completa, vale a pena otimizar o processo. Seria impossível fazer envios de e-mail para um grande número de contatos de forma manual.

Atualmente existem programas e plataformas que facilitam muito o envio de conteúdo, de forma automatizada. É o caso do Mautic, uma plataforma de código aberto, de uso gratuito, que vai tornar a sua estratégia muito mais eficiente.

Com essa plataforma você poderá enviar e-mails de forma rápida, sem a necessidade de estar realizando tarefas manuais. Automatize suas campanhas e gere resultados incríveis de forma contínua.

5. Acompanhe as suas métricas

Como estamos falando sobre a implementação de uma estratégia de e-mail marketing, importante mencionar as métricas. Sempre que colocamos uma campanha em prática, ela gera alguns dados que podem ser acompanhados.

É possível verificar quantos destinatários abriram o e-mail enviado, quantos cliques foram feitos nos links inseridos e até mesmo quantas vendas tiveram como ponto de origem a sua campanha de e-mail.

Esses dados permitem ao empreendedor entender melhor o impacto das campanhas criadas. Assim você pode atualizar a sua estratégia, identificar e resolver problemas para tonar o e-mail marketing ainda mais eficiente.

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